Quarta 14/08, bem cedo estava fazendo uma neblina , era umas sete horas da manhã quando eu e Alã fomos para a cidade de
Tanquinho. Bem, a neblina foi para que nós nos motivássemos pensando que a
prova seria com baixa temperatura, engano, chegamos à cidade encontramos com o
resto do Grupo Correria (Neto, Popó, Peron, Ronaldo, Erico e Kinho) e o sol já
estava iluminando o monte rochoso lindo de tanquinho.
![]() |
| Lindo monte de Tanquinho-BA |
A corrida estava prevista para
8:30h, mas atrasou devido as inscrições feitas minutos antes da prova, já que a
maioria dos(as) atletas eram de outras cidades e a organização pedindo R$10,00
pela inscrição não podemos exigir muito. Um ônibus levou todos os atletas para
o local da prova, em frente a uma fazenda. O percurso em sua maioria era de
chão batido e cascalho, com final de calçamento. A prova começou as 9:30h com o sol rachando.
![]() |
| em pé Kinho, eu Neto, Popó e Ronaldo agachado Alã, Erico e Peron |
Os homens largaram dez minutos
depois das mulheres, fazia muito calor e pouco menos de 4k um atleta passou
mal, que prontamente foi atendido pelo pessoal medico da prova dirigindo-se com
uma ambulância até o local, fora esse caso não houve mais acidentes. Os pontos
de hidratação estavam locados em mais ou menos 2 em 2k (o
percurso não teve aferição) num total de cinco pontos com o da chegada. A água
estava natural e colegas afirmaram que só pegaram água no primeiro e no ultimo
ponto, porque tinha acabado a água nos outros três pontos.
A prova tinha muitas ladeiras, e
com o cascalho, buracos e o calçamento se tornou forte aliado para contusões,
dois colegas se machucaram. A prova era para os chamados “casca grossas”,
aquele pessoal acostumado a treinar na terra, correr em tudo que é buraco e não
se queixarem de nada. Bem corri essa prova tentando manter um ritmo confortável
para fazer 50’ e consegui fazer 51’, essa corrida foi dura, mas deu pra se
diverti com o incentivo do publico na entrada da cidade no finalzinho da
corrida.
![]() |
| Jhon de Cabuçu |
Cheguei bem na linha de chegada,
recebi minha medalha de participação e um copo de água, em seguida fui pegar
meu lanche, tinha maçã, tangerina, melancia, água, misto e suco (tinha até kapo),
o lanche foi melhor que o dado por muitas corridas grandes. Só lamento a demora
da apuração dos resultados, Alã e Kinho chegaram em 3º lugar em suas
categorias, o colega Jhon de Cabuçú que eu chamei pra prova ganhou em 3º lugar
na minha categoria e eu fiquei em quarto, mas tá tudo em casa.
Deixo minhas sugestões para
realização no próximo ano: disponibilizar anteriormente fichas de inscrição
para os principais grupos que participam da corrida, divulgara prova por meio
da federação baiana de atletismo, já que a prova é realizada anualmente sempre
no aniversario da cidade, disponibilizar água gelada nos pontos de hidratação,
e mudar o modo de apuração para que o processo se agilize o mais rápido
possível.
Domingo 18/08 QUERO CORRER a corrida do carteiro abaixo de 50'!




